25 de abril de 2014

O Menino do Pijama Listrado: Da simplicidade á perfeição

Eai queridos leitores de meu coração, tudo ótimo? Hoje estou aqui pra falar de um livro que eu li recentemente, e achei diferente de qualquer outro que já li. 
O Menino do Pijama Listrado trata da amizade de um menino judeu com um menino filho de um comandante nazista durante a 2°GM, mas não é um livro com um contexto histórico, já que a guerra é narrada do ponto de vista de Bruno, um menino de oito anos. Tudo começa quando o comandante Ralf (pai de Bruno) recebe um trabalho para fazer em Auschwitz, trabalho esse que é de suma importância para ele, então quando ele e sua família se mudam para a nova casa, Bruno fica muito sozinho, pois perdeu seus três amigos de Berlim, Daniel, Karl e Martin, e em seu novo lar, não havia nenhum vizinho para Bruno fazer amizades. 






Então, depois de certo tempo de solidão, o menino decide sair pela região para fazer explorações em busca de diversão, como todo garoto de sua idade. Até ai tudo bem, mas quando Bruno estava quase desistindo de sua “grande aventura”, ele acaba encontrando um garoto chamado Shmuel que vive preso dentro de uma cerca muito... mas muito grande, e depois que eles se conhecem, acabam criando um vínculo de amizade muito forte, e ai... bom, ai a história se desenrola em volta disso, mas eu não vou contar o resto da história, pois vou acabar dando spoiler do livro, e a minha intenção aqui não é essa, mas sim dizer o que eu achei do livro.











Bem vamos lá, de início a linguagem do livro é bem simples, o que facilita a leitura pra qualquer pessoa e de qualquer idade (apesar de que o livro não seja recomendado para pessoas de qualquer idade), e também torna a leitura bem ágil e menos cansativa, mas apesar de ser um ótimo livro, há muita enrolação até que Bruno e Shmuel se conheçam e aconteça algo realmente importante, e quando finalmente acontece... PÁ, o livro acabou. Mesmo assim, é um livro que tem alguma coisa que te prende até o último capítulo, mesmo o final sendo muito trágico. Então se você não se importa em ler um livro simples e sem muita “ação”, digamos assim, O Menino do Pijama Listrado pode ser uma ótima opção pra você que ama uma boa leitura.




"E então o cômodo ficou escuro e de alguma maneira, apesar do caos que se seguiu, 
Bruno percebeu que ainda estava segurando a mão de Shmuel entre as suas e nada no 
mundo o teria convencido a soltá-la."



Então é isso pessoal, nos vemos em breve...
Rory

Nenhum comentário:

Postar um comentário